domingo, 21 de agosto de 2011

programa da disciplina.

UNIVERSIDADE DE BRASILIA

INSTITUTO DE ARTES

PÓS EM ARTE- UNB

Tópicos Especiais em Artes Cênicas

Prof. Hugo Rodas

Prof: Marcus Mota

APRESENTAÇÃO

A disciplina se apresenta como um espaço de realização e reflexão de obras para a cena. Por meio de uma abordagem global da metodologia do processo criativo, procura-se tornar compreensível as etapas fundamentais de uma montagMe, acarretando, com isso, a aproximação entre criação e pesquisa.

Para tanto, serão focadas as seguintes etapas: preparação, familiaridade com o objeto de pesquisa/criação, discussão/elaboração de um projeto cênico, realização desse projeto cênico, monografia que explicite as opções de montagem.

Para orientar a participação no processo criativo, o ponto de partida para todas as atividades de pesquisa e criação reside na adoção de uma obra comum como alvo de todas as intervenções: O banquete, de Platão .

METODOLOGIA

O curso se organiza em uma clara distribuição de funções e atividades para que a participação na pesquisa/criação seja eficaz. Teremos as seguintes fases: preparação, elaboração do projeto cênico, apresentação/discussão do projeto, realização do projeto, avaliação do processo.

Inicialmente, teremos uma fase preparatória, Sob orientação dos professores da disciplina, teremos a leitura e discussão dos materiais relativos a O banquete de Platão, esclarecendo seu contexto e levando possíveis pontos de partida para os projetos. Ou seja, nessa fase, já se inicia o processo criativo, com a discussão de atividades de pesquisa e levantamento de dados.

Após, inicia-se a fase de elaboração do projeto: os estudantes-artistas-pesquisadores vão propor um projeto de montagem a partir dos estudos realizados na fase preparatória. Essa montagem deverá ter no mínimo 5 (cinco) minutos de duração e integrar diversos elementos e suportes (dança, video, música), com menor recurso a atos verbais. Cada estudante é o proponente e realizador do projeto, sendo sua a responsabilidade de criação,ensaios, realização e produção. Para tanto, o condutor do processo criativo deve compor seu grupo utilizando ou não membros da discipina. O projeto de encenação será apresentado e discutido em sala de aula, acarretando, ao fim do debate, um texto de no mínimo 04 (quatro) páginas.

Para uma melhor transparência e qualitativo acompanhamento de cada projeto, desde sua elaboração até sua realização, cada estudante-artista-pesquisador vai manter um blog no qual serão postadas suas observações, fotos,imagens,vídeos, anotações, reflexões sobre a continuidade da viabilização da montagem.

Ao mesmo tempo, teremos um escalonamento de observadores dos projetos, fazendo com que cada estudante, além de participar na elaboração do processo criativo de seu grupo, participe de outros processos realizados durante a disciplina. Essa atividade parelela se manifesta em um diálogo que subsidia a atividade do proponente. Todos estão em um processo de aprendizagem e pesquisa. Atos podem ser complementados e observados, nunca substituídos. No coração dos processos criativos manifesta-se não só uma vontade de conhecer como também uma ética, um saber como proceder.

Em continuidade, seguem-se as apresentações ou realização do projeto cênico: todas as cenas propostas pelos integrantes da disciplina serão apresentadas dentro das atividades do Cometa Cenas, do Departamento de Artes Cênicas da UnB.

E, enfim, como conclusão do processo, cada estudante realizará uma monografia de no mínimo 06(seis) páginas que explicite e discuta as opções de seu processo criativo e sua experiência em participar de um processo criativo metodologicamente orientado.

AVALIAÇÃO

1- qualidade da participação (aulas, blogs e observação): 30 pontos (individual)

2- proposição do projeto cênico: 15 pontos (grupo)

3- realização do projeto 40 pontos(grupo)

4- monografia final 15 pontos (individual)

BIBLIOGRAFIA

Processos criativos

De Masi, D. Criatividade e grupos criativos. Sextante, 2003.

De Masi, D. A Emoção e a Regra: Grupos Criativos na Europa de 1850 a 1950. José Olympio, 1999.

Galizia, R. Processos Criativos de Robert Wilson. Perspectiva, 1986.

Mota, M. “Luigi Pareyson e análise da experiência estética: do pensar o pensamento para pensar o fazer” In: Anais do XIII Encontro Nacional da ANPAP. Brasília : Instituto de Artes -UnB, 2004. Disponível em www.marcusmota.com.br.

Mota, M. “Participação, observação e relato: Redefinição do conceito de Teoria e implicações para metodologia de estudo de processos criativos” Anais V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo, 2009. Disponível em www. portalabrace.org.

Napoli, F. Luigi Pareyson e a estética da formatividade: um estudo de sua aplicabilidade à poética do Ready-made. Dissertação de Mestrado, UFOP, 2008.Link http://www.tede.ufop.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=408.

Pareyson, L. Os problemas da estética. Martins Fontes, 2005.

Pareyson, L. Estética da formatividade. Vozes,1993.

2- Platão. O Banquete

Traduções:

PLATÃO. O banquete ou do amor. Trad. introd. e notas de J. Cavalcante de Souza. 3a ed. Rio de Janeiro: Difel, 2005.

PLATÃO. O banquete. Trad. D. Schüller. LP&M, 2009.

PLATÃO. O banquete. Trad. M.T.N. Schiappa de Azevedo. Edições 70, 2000.

Textos:

GABRIELE, C. “Por que Sócrates não ficava Bêbado? ‘Bêbadafilosofia’no Simpósio, de Platão” In : Memória e Festa. Anais SBEC . MAUAD Editora, 2005,48-55.

HADOT, P. O que é filosofia antiga? Loyola, 2004.

KENNEDY, J. The Musical Structure of Plato’s Dialogue. Acumen Publishing, 2011.

ZAMPRONHA, E. “Representação e percussão no Banquete de Platão” Hypnos 1(1996): 96-119.

vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=6UGaJBv6YSM

http://www.youtube.com/watch?v=4paSMqKYXtY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=XvVX-sxZLvI&feature=related

Link:

http://personalpages.manchester.ac.uk/staff/jay.kennedy/

www.marcusmota.com.br. “Papo sobre metodologias de criação em artes cênicas”, “Nos passos de Homero

3- pesquisa publicações acadêmicas(artigos, teses,livros)

http://scholar.google.com.br/

http://books.google.com.br/

www.jstor.org

www.muse.jhu.edu

www.periodicos.capes.gov.br

www. servicos.capes.gov.br/capesdw

www.teses.usp.br/

www. libdigi.unicamp.br

www.bookfinder.com

proquest

www.allbookstores.com

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